sexta-feira, 14 de novembro de 2008

14 de novembro



Queridos,

hoje é o dia mundial do diabetes, uma doença muito chatinha que nos pega de surpresa e pode matar.

A intenção deste dia é promover o máximo de esclarecimentos sobre os sintomas e tratamentos, assim como os direitos dos portadores.

Infelizmente vivemos num país que apesar de divulgar "que dos filhos é mãe gentil" , não nos dá o tratamento e o carinho materno tão peculiar. O tratamento além de ser caríssimo é cheio de contas de carboidratos e insulinas para se controlar eficazmente a glicemia. É preciso mais que saber ler e escrever e aí descobrimos que a nossa pátria-mãe não tem a gentileza que desejamos e precisamos.
Somos todos filhos que, na esmagadora maioria, não têm nem o que comer, quem dirá a compreensão e educação necessárias para tal controle.

Temos que matar um leão por dia para sobrevivermos, para comer, morar, promover saúde, vestir, educar com dignidade quem amamos.

Quem tem alguém querido com essa doença, sabe como é difícil, além de tudo isso, manter os níveis glicêmicos controlados. Quem tem filhos tão pequeninos, como eu, como minha querida amiga Jeanne (e tantas outras), que fomos pegas completamente desprevenidas com nossos bebês em cetoacidose diabética, sabe do que estou falando. Nossos filhos, têm apenas um mês de diferença de idade e de diabetes. Faz 3 anos que Vinícius entrou em coma e que eu, por muito pouco não o perdi. Eu gostaria muito de acreditar que um dia ele vai se curar. Mas de verdade já é legal saber que ele pode ser a criança feliz que ele é e que pode ter uma vida normal, graças aos esforços de todos nós que cuidamos dele. Desde que ele foi diagósticado vivemos uma luta diária para tentar controlar sua glicemia. Mas é tão difícil!

Por esse e outros motivos acho tão importante essa mobilização em torno de esclarecer sobre a doença, não podería me furtar de fazer minha parte.

Um comentário:

alunos de pedagogia cobaias 2008.1 disse...

Simone,

Acho muito importante este trabalho de vocês!
Saúde, força, amor e sorte!

BJOs,

Patricia